SEJAM BEM VINDOS AMADOS IRMÃO E AMIGOS

ESTE ESPAÇO É DE EVANGELIZAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS COM OS AMADOS IRMÃO! SINTAM-SE TODOS ABRAÇADOS E AMADOS EM NOME DE JESUS!

sábado, 16 de julho de 2011

DONS...

Na convivência com as pessoas,percebemos que cada uma possui qualidades,dons próprios,característicos,e que,somando tudo,resulta uma riqueza imensa.
É o próprio Espírito de Deus que retribui a cada um(a) os seus dons,segundo seu consentimento:nem todos tem de fazer tudo,mas um precisa fazer a sua parte. Os dons são tão diversos como são as pessoas. Nos caminhos e descaminhos da vida,cada pessoa vai descobrindo suas possibilidades e capacidades pessoais. É preciso que cada um saiba ousar,mesmo encontrando dificuldades. Importa ter coragem,fincar o pé e buscar sempre. A busca pertence a cada pessoa e faz da história de fé para com Deus - colar os corações num papelógrafo e perceber a riqueza que somos no conjunto dos dons recebidos - Os dons,só para si,pouco significam.Mas quando partilhados,significam riqueza multiplicada. Quando nos referimos ao Espírito Santo sempre tomamos como referência os sete dons *sabedoria,inteligencia,conselho,ciência,fortaleza,piedade e temor  de  Deus.
Eles são inspirados no texto do profeta Isaias(11.2-3).O Novo Testamento assume esta profecia na pessoa de Jesus Cristo, o Messias prometido. Ele seria possuído pelo Espírito de Deus e a partir de sua força,praticará um reinado alicerçado na justiça e na paz,conforme os dons recebidos. O número sete no contexto bíblico. Significa universidade,totalidade,perfeição.
Os dons do Espírito são inumeros,portanto,ao falar em sete,podemos dizer que recebemos todos os seus dons. Paulo,em Gálatas 5.22-23,fala nos ''frutos do Espírito'':amor,alegria,paz,paciência, bondade,benevolência,fé,mansidão e domínio de si. Estes frutos provem de projeto de vida que todo cristão é chamado a perfazer. Isto não significa que os teremos de uma hora pra outra. Mas,a vida do cristão é um constante converter-se ao crescimento da fé,e um compromentimento para gerar estes frutos na convivência do dia a dia. Podemos dizer que os''dons são qualidades dadas por Deus que capacitam o ser humano para seguir com gosto e facilidade os impulsos divinos,para tomar a decisão acertada em situações obscuras e para reprimir as forças do orgulho,do egoísmo e da preguiça,que se opõem á graça de Deus''. Estes dons se transformam em fraternidade,solidariedade, justiça. Através de uma vivência comunitária no grupos de reflexão,grupos de oração,estudo bíblico...criam-se práticas sociais e maior consciência de cidadania.
Os dons doados pelo Espírito de Deus não tornam as pessoas passivas,inertes,acomodadas.Mas,pelo contrário,o cristão que toma consciência de que está imbuído por seus dons,transforma sua vivência.
Os sete dons: sabedoria,inteligência,ciência,conselho,fortaleza,piedade e temor de Deus ajudam a entender os planos de Deus na vida de cada cristão. Mas,tambem,capacitam para superar o perigo da indiferença e do medo,para amar a Deus como Pai. Estes dons,ainda,empenham os cristãos na luta por um mundo mais justo e humano e para perseverar na fé e na esperança,mesmo em meio aos desafios e dificuldades. 

Um comentário:

ISAIAS 55:8,9

Os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês,nem os seus caminhos são os meus caminhos...Assim como os céus são mais altos do que a terra,também os meus caminhos são mais altos que os seus caminhos,e os meus pensamentos,mais altos que os seus pensamentos.